MINICURSOS


Minicursos são eventos de curta duração que visam apresentar uma visão geral de um tópico de pesquisa ou tecnologia que seja de interesse da comunidade de Sistemas de Informação, de forma que o ouvinte tenha a oportunidade de aprender sobre um novo assunto vinculado à sua área de atuação e também de extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática.

Convidamos então a comunidade à proposição de minicursos para a décima terceira edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2017). Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados, e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do Simpósio.

Escopo e Público-alvo

Os minicursos a serem apresentados no SBSI 2017 têm como público-alvo estudantes de graduação (preferencialmente) e de pós-graduação, além de profissionais da indústria, e podem cobrir tanto conceitos e aspectos fundamentais (minicursos introdutórios) como tecnologias emergentes (minicursos avançados) em Sistemas de Informação. Os minicursos deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do Simpósio, e será dada preferência a minicursos no tema do SBSI 2017: Sistemas de Informação para Governança Digital Participativa. Também será dada preferência a minicursos com caráter mais prático, que, em suas propostas, destaquem estratégias para torná-los mais dinâmicos e para fomentar a interação entre instrutores e estudantes. O objetivo é evitar que os minicursos sejam baseados apenas em estratégias expositivas.

Submissões de Propostas

As propostas de minicursos deverão ser enviadas eletronicamente através da Trilha “SBSI 2017 – Minicursos” na plataforma JEMS da SBC.

A submissão dos Minicursos ocorrerá em duas fases. Na primeira fase, uma proposta do minicurso deverá ser apresentada para avaliação e, na segunda fase, o conteúdo do minicurso deverá ser submetido (texto e slides).

Formato

Na primeira fase, a proposta do minicurso deverá ser escrita em Português ou Inglês e ter no máximo 4 páginas (formato de artigos da SBC), incluindo as seguintes informações:

• Título, autores e filiação do(s) autor(es);
• Resumo com no máximo 200 palavras;
• Descrição incluindo objetivos e requisitos técnicos (equipamento e “software”), indicando o escopo (introdutório ou avançado);
• Metodologia/abordagem didática a ser empregada;
• Tempo para a realização do minicurso (de 4 ou 8 horas);
• Relevância para o SBSI 2017;
• Esboço contendo os tópicos principais e o conteúdo programático;
• Referências bibliográficas principais;
• Idioma em que será ministrado (Português ou Inglês);
• Mini Curriculum do(s) autor(es).

Cada minicurso selecionado deverá ter como versão final um texto que será publicado como capítulo de um livro online, no formato de artigos da SBC: de 20 a 30 páginas, para minicursos com duração de quatro horas; ou de 30 a 40 páginas, para minicursos com duração de oito horas. Artigos em português também devem conter título e resumo em inglês. Os autores deverão autorizar a publicação do resumo do minicurso no website do evento.

A apresentação de cada minicurso será dividida em sessões de duas horas de duração. Os slides serão disponibilizados em mídias digitais juntamente com os Anais do evento e/ou no website.

Tradicionalmente, o SBSI tem conseguido financiar o transporte (dentro do Brasil) e hospedagem de um dos autores dos minicursos aceitos. A organização tentará viabilizar este apoio novamente nesta edição.

Datas Importantes


• Submissão de propostas até: 13/03/2017 27/03/2017
• Notificação aos Autores: 10/04/2017 27/04/2017
• Entrega da Versão Final: 08/05/2017 15/05/2017
• Entrega dos slides: 15/05/2017 15/05/2017
• Realização do SBSI 2017: 05/06/2017 à 08/06/2017

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Minicursos do SBSI 2017:

• Joaquim Quinteiro Uchôa (UFLA) - joaquim.uchoa@gmail.com
• Bruno Bogaz Zarpelão (UEL) - brunozarpelao@uel.br